Um conto sobre plágio 1

Há muita coisa a se dizer sobre o plágio, textos, palestras, livros e muita pesquisa é feita sobre o assunto. Nem tudo é consenso, mas aqui eu me permito escrever a regra mais básica de todas:

Use referências sempre que a informação não for sua e também use aspas quando quiser reproduzir palavra-por-palavra algo que outro disse. Há dois tipos de informação, a gerada pelo autor do trabalho e as que foram geradas por outros, essas devem sempre ter referências.

Há um vídeo sobre plágio, em português, “Um conto sobre plágio”, que eu acho muito legal e gosto muito, feito pela Universidade de Bergen. Tive contato com esse vídeo quando fiz um curso sobre “Escrita científica e plágio” na COPPE. Esse tipo de atividade é comumente oferecida em Universidades, atente para atividades próximas a você para ter mais contato com o assunto.

Esse vídeo é uma paródia do ótimo “Um conto de Natal” de Charles Dickens. Para quem nunca leu o livro original (nada haver com plágio, o tema central é outro) recomendo fazê-lo. É excelente. A obra também conta com dois filmes e dois desenhos animados mais fiéis a obra. Além disso, de centenas de paródias, adaptações mais fortes e menções em filmes, desenhos e séries de TV. Enfim, é uma obra muito referenciada no meio artístico.

Plagiar pode te fazer perder seu diploma. É fácil não plagiar, então, cuide-se.

One thought on “Um conto sobre plágio

Os comentários estão fechados.