Cartilha e informações sobre plágio

O último dos meus tópicos falava sobre plágio de uma forma mais informal. Esse, entretanto, é um assunto que exige máxima seriedade e comprometimento de todos nós que formamos a base de produção intelectual. Assim sendo, apresento algumas referências de acesso livre sobre o mesmo assunto.

• Nem tudo é o que parece: Entenda o que é plágio. Cartilha sobre plágio acadêmico criado como iniciativa da Comissão de Avaliação de Autoria (plágios) do Departamento de Comunicação Social, vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nem tudo é o que parece  é um título bastante sugestivo. Explica, por exemplo, que mesmo citando o autor original pode haver plágio dependendo da forma com que o conteúdo é apresentado. Apresenta o plágio conceitual (o plágio de ideias), entre outras coisas que todo mundo devia saber antes de escrever seu próprio texto.

Essa cartilha é referenciada por algumas das principais universidades do país.

• Informe da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC/Rio sobre plágio e direito do autor no universo acadêmico. Gostaria de destacar o conteúdo do quadro “Não constitui ofensa ao Direito de Autor” localizado na página.
  • A não linearidade entre a reação de quem copia e de quem é copiado (Estud. av. vol.28 no.80 São Paulo jan./abr. 2014) escrito pelo Prof. Edson H. Watanabe, do programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, conhecido por, entre outras coisas, seu engajamento na ética na produção científica. Eu fui testemunha do relato narrado por ele no artigo, pois fui aluno da instituição durante essa fase de modificações.