Portal de periódicos da CAPES

Portal de Periódicos da CAPES

Todo aluno, mas cedo ou mais tarde vai precisar de fazer uma pesquisa na literatura científica. É inevitável. Faz parte das regras do jogo e faz parte da formação dos alunos de graduação.

Quem nunca fez uma pesquisa, se contenta com o Google. É claro que ele é um grande aliado, mas não é o único e nem o maior. De qualquer forma, mesmo que encontre o artigo via Google, ainda assim esbarramos em um problema: Textos/artigos científicos são caros. Você reclama do preço de um livro ? Pois um único artigo de 20 páginas pode custar tanto quanto um livro inteiro.

Mas aí é que entra o Portal de Periódicos da CAPES.. A CAPES concentra esses custos assinando em nome das universidades algumas das principais bases de publicações científicas do mundo e fornecendo acesso gratuito a comunidade associada.

Todo e qualquer cidadão pode ir a uma das mais de 400 instituições vinculadas a CAPES e através dela acessar os caros artigos (no duplo sentido mesmo) através do Portal de Periódicos da CAPES.

Mas para acessar as publicações, deve buscar os artigos de sua universidade vinculada (usando a internet da sua universidade) ou utilizando o acesso remoto via CAFe.

E como fazer esse acesso remoto ? Há um tutorial muito bem escrito, ilustrado e bastante claro como proceder.

Para os alunos da UFF, a autenticação ocorre utilizando do IdUFF.