Por que ainda devo estudar FORTRAN ?

O FORTRAN é uma das mais antigas linguagens de programação criadas e utilizadas atualmente. Mais informações históricas, vide wikipédia em português e na versão em inglês (são diferentes).

Essa é também a linguagem de programação mais ensinadas nos cursos de engenharia (pelo menos do Brasil), em contraponto ao fato de ser não ser querida em cursos de ciências da computação.

A pergunta quase sempre gira em: “Por que ainda hoje devemos estudar FORTRAN ? Não fazem as outras linguagens, tais como C ou C++ a mesma coisa que o FORTRAN faz e muito mais ? Não seria melhor estudar apenas C/C++, por exemplo ? Se é para aprender a programar, porque não usar apenas Python ? etc.

Não estou aqui querendo criar uma regra definitiva para a vida e tudo mais, porém, posso explicar alguns pontos dos mais discutidos pela comunidade ;)

1. Devemos estudar FORTRAN porque há dezenas de ambientes de programação escritos em FORTRAN e não há ninguém disposto a traduzir todos esses códigos que estão operando para uma linguagem diferente. Portanto, além da manutenção, há também a criação de novos recursos usando essa linguagem e isso terá vida muito longa.
  2. Há centenas de códigos prontos para uso na internet. Vide netlib. Sim, outras linguagens como C/C++ e Python também possuem vasta biblioteca de conteúdos disponíveis. Não é um argumento exclusivista, nem vou dizer que todas as bibliotecas em FORTRAN são melhores, longe disso, mas explica porque ainda é prático usar o FORTRAN. As pessoas ainda estão criando códigos em FORTRAN e disponibilizando para o público aproveitar.
  3. FORTRAN é muito fácil. Comparativamente falando, é uma das linguagem mais simples de todas. Foi feita e criada para ser uma linguagem de gente que programa para resolver problemas de cálculo. O próprio nome FORTRAN é um acrônimo da expressão “IBM Mathematical FORmula TRANslation System”. Dito isso, eu que estudei algumas linguagens de programação, continuo achando o FORTRAN a mais simples de todas que aprendi. O FORTRAN serve para ser seu primeiro contato com a programação.
  4. O FORTRAN não é uma linguagem ultrapassada. As pessoas é que continuam a programar como se ela fosse uma linguagem ultrapassada. O FORTRAN 77 (uma das versão mais populares) é ultrapassado. Eu estudei na faculdade o FORTRAN IV, mais ultrapassado ainda, mas que foi o responsável pela criação de tantos códigos em FORTRAN. Seja como for, o FORTRAN 90/95 é uma linguagem relativamente moderna. O FORTRAN 2003/2008 é uma linguagem moderna, aceita até orientação a objetos. Seja como for, não estou escrevendo isso para defender o FORTRAN, mas para explicar que o argumento de que é uma linguagem ultrapassada é algo associado ao estilo de programação, se eu escrevo o código usando o ainda aceito estilo FORTRAN 77 ele será algo bem mais desconfortável que o FORTRAN 90 e se eu quero criar objetos com FORTRAN, posso usar a versão mais moderna. É uma escolha, simples assim.
  5. C e C++ não são linguagem de entrada no universo da programação. Os cursos de ciência de computação começavam a explicar programação usando Pascal ou Java ou Python, somente depois apresentam o C/C++. Agora, é inegável que C/C++ são linguagens mais evoluídas, estáveis e permitem construir códigos excelentes. Mas engenheiro mal tem tempo e oportunidade de aprender uma única linguagem de programação, quanto mais duas ou três. Ressalto que programas como o OpenFOAM são feitos em C++, logo, se quiser, aprenda C e ou C++ (eu adoraria que todos os meus alunos soubessem C/C++). Estou bem longe de argumentar CONTRA o uso do C/C++ (ou Python), são linguagens práticas e usadas na computação científica o tempo todo (mesmo sendo o Python uma linguagem interpretada). Aprenda-os, se desejar. Eu mesmo busquei esse aprendizado, entretanto, não despreze o FORTRAN por isso. Mesmo que o FORTRAN seja sua terceira ou quarta linguagem ou que você não crie mais em FORTRAN, ele tem sua utilidade, especialmente devido ao primeiro ponto posto nessa lista.

Quer aprender FORTRAN ?

Em uma outra oportunidade vou passar mais referências de livros e apostilas para aprendizado de FORTRAN, por hora, apenas para não deixar passar a oportunidade, recomendo a apostila “Guia Básico de Programação em FORTRAN 77 e 90 ” escrita pelo Helder Pereira Cristo em 2003. Essa apostila destaca-se pela simplicidade.