Currículo Lattes: por que ter um ? 1

lattesNão é necessário muitos argumentos para convencer alguém de que um currículo é importante. Tenho certeza que você sabe disso.

No universo acadêmico não é diferente, mas no Brasil, temos uma particularidade: o currículo Lattes.

O currículo Lattes nada mais é do que um currículo em um modelo específico mantido pelo CNPq e, aqui vem a particularidade, considerado a versão oficial do currículo de professores, pesquisadores e alunos que tenham alguma atividade acadêmica dentro do Brasil (embora todos possam ter um currículo Lattes, basta se inscrever).

Posso listar vários tópicos sobre essa importância, mas vou me restringir a dois pontos:

1. É obrigatório. O currículo Lattes não é opcional. Quando se pede um currículo acadêmico dentro do Brasil o formato do currículo Lattes é implícito, mesmo que não seja dito. Você possui uma bolsa CNPq ou CAPES ? No seu contrato está escrito que você assegura que informará essa questão no currículo Lattes sob o risco de perder a bolsa, caso não faça.
  2. Sua instituição ganha pontos com esses dados. Para contabilizar os dados de um curso, de um laboratório e a importância (pelo menos frente a estatística do governo) usa-se a plataforma Lattes. A plataforma não é apenas um currículo Lattes, envolve outras partes, como o diretório dos grupos de pesquisa, mas para cadastrar um membro como parte do seu grupo de pesquisa, ele precisa ter um currículo Lattes. É comum projetos de pesquisa e bolsas exija o cadastramento do grupo de pesquisa e, com isso, do pessoal do grupo de pesquisa.

Se você é aluno de graduação, crie seu currículo Lattes tão logo seja possível, caso tenha interesse de ter atividades tais como iniciação científica ou pleitear uma vaga na pós-graduação.

Acesse o site da plataforma e não se assuste se não conseguir entender de primeira como se preenche todos os dados. O sistema existe desde 1999 e até hoje há coisas para se descobrir como fazer. Perguntar ao manual, a pessoas mais experientes e a internet é um primeiro passo (essa apresentação da Patrícia Locatelli, da pró-reitoria de pesquisa da UFRGS tem um passo-a-passo interessante, apesar de precisar de algumas atualizações de interface).

Como regra básica lembre-se apenas que o currículo Lattes não é o Facebook.  Ele depõem sobre suas características profissionais, logo, mantenha-o profissional.

One thought on “Currículo Lattes: por que ter um ?

Os comentários estão fechados.