Evento: Palestra do Prof. Michael Patterson

O professor Michael Patterson, fará uma apresentação às 14h do dia 24/06/2015 no auditório da Escola de Engenharia da UFF (sala 330, bloco D, da Escola de Engenharia, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói).

O Prof. Michael é Engenheiro Civil pela Universidade de Plymouth, Inglaterra; Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Loughborough, Inglaterra, e Universidade de Cantabria, Espanha; e Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de Bristol, onde tivemos o mesmo orientador. Atuou em diversas Universidades de renome, como Cambridge, Yale e Bath, e atualmente está responsável pela revitalização do Laboratório de Fluidos da Universidade de Bristol. É um experimentalista na área de Mecânica dos Fluidos e possui diversas publicações em periódicos internacionais.

Sua apresentação envolverá algumas das pesquisas desenvolvidas atualmente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Bristol. Título e resumo abaixo.

Quantitative experimental techniques for fluid mechanics

M.D. Patterson

University of Bristol, U.K.

In this talk I will discuss a range of quantitative experimental techniques that can be used to examine the behavior of fluids over a wide range of Reynolds Numbers. Examples will include mixing in High Reynolds number fluids, velocity measurements in rotating systems, the measurement of internal waves in both uniform and stratified flows and the deformation of a an elastic membrane under wave loading.